O QUE É MINDFULNESS?

Mindfulness pode ser considerado um tipo especial de percepção que nos ajuda a fazer mudanças na vida. O termo mindfulness pode ser traduzido como atenção plena e vem de tradições orientais espirituais e religiosas (como o zen budismo) mas retirada deste contexto ela pode ser utilizada para aumentar o bem-estar físico e emocional.

 

Mindfulness é definido como um processo em que trazemos intencionalmente a nossa atenção para o momento presente com uma atitude interna de não julgamento, uma percepção não julgadora (ou compassiva), no momento presente, do que esta acontecendo dentro de nós e ao nosso redor. 

Muitas vezes vivemos a nossa vida concentrados em outras coisas, não no que esta acontecendo no momento – nos preocupando com o futuro, ruminando sobre o passado, pensando no que virá a seguir e não no que esta bem diante de nós. É bom fazer uma série de coisas sem prestar atenção nelas. Podemos caminhar sem pensar sobre o caminhar, o que permite que conversemos com a pessoa que esta caminhando conosco sem ter de pensar " agora eu preciso levantar este pé". No entanto esta capacidade de fazer as coisas automaticamente, sem percebê-las, também nos faz perder o contato com o que esta bem diante de nós. Podemos criar hábitos (tais como evitar decisões e conflitos) que nem percebemos que talvez não estejam  de acordo com nossos maiores objetivos.

MEDITAÇÃO DOS 3 MINUTOS

Por outro lado, às vezes prestamos muita atenção ao que estamos pensando e sentindo, e criticamos muito nossos pensamentos e sentimentos. Então, podemos tentar modificá-los ou nos distrair deles, porque a percepção julgadora, condenatória, pode ser muito dolorosa. Por exemplo, ao conversar com alguém que acabamos de conhecer, podemos perceber que a nossa voz falha, ou que não estamos falando claramente, e pensar: " Eu sou mesmo um idiota! O que há de errado comigo? Se eu não me acalmar, essa pessoa jamais gostará de mim!"

Estar mindfulness se situa entre estes dois extremos. Prestamos atenção ao que esta acontecendo dentro de nós e ao nosso redor, reconhecendo os eventos e experiências como realmente são, e deixando que as coisas que não podemos controlar sejam como são, enquanto concentramos a nossa atenção no que estamos fazendo. Por exemplo, ao conversar com alguém que acabamos de conhecer, podemos perceber as mesmas  mudanças na voz, mas paramos um momento para refletir:  " É assim que é agora. Lá vêm meus pensamentos de novo" e, suavemente levamos a nossa atenção  de volta para a pessoa e a nossa conversa.  Essa parte de mindfulness – soltar a necessidade de julgar criticamente e modificar a nossa experiência interna é de fato necessária pois muitas vezes precisamos praticar não condenar a nossa tendência de julgar!

"Assim mindfulness é uma experiência pessoal capaz de trazer flexibilidade à nossa vida."

Estar "mindful" (consciente) aumenta o envolvimento com o momento atual e permite uma compreensão mais clara de como os pensamentos e as emoções podem afetar a nossa saúde e qualidade de vida.

As práticas de mindfulness  seguem uma estrutura  que integra,  práticas contemplativas, conscientização corporal, movimentos conscientes e abordagens psicológicas para redução de stress e ansiedade.

A prática de mindfulness desenvolve a capacidade de atenção plena, concentração, compreensão/insight, resolução de problemas, melhor integração mente corpo e em termos gerais  melhoria do bem-estar físico e psicológico.

 

 

Aqui alguns pontos sobre mindfulness:

  • Mindfulness é um processo. Não atingimos um estado final e total de mindfulness. É uma maneira de estar em um momento que vem e vai. Mindfulness é perder o foco 100 vezes e voltar a ele 101 vezes.

  • Mindfulness é um hábito. Exatamente como aprendemos a seguir no piloto automático ao praticar determinada coisa muitas vezes, podemos aprender mindfulness pela prática. Quanto mais praticarmos, mais fácil será de estar em  momentos mindfulness.

  • As atividades de mindfulness têm muitas formas diferentes. Podemos realizar praticas formais de mindfulness que podem levar horas e até dias, mas também podem praticar mindfulness por um momento – prestar a atenção a respiração  em qualquer momento do dia estando ciente desta experiência.

  • Mindfulness nos traz mais completamente para a nossa vida. Ás vezes, especialmente quando começamos a aprender mindfulness, praticamos de uma forma que pode parecer muito relaxante e distante dos estressores da nossa vida cotidiana, mas o objetivo fundamental é usar mindfulness para nos manter por inteiro na nossa vida e aumentar a nossa satisfação global e bem estar. Mindfulness permite que façamos uma pausa e nos aprontemos para alguma coisa ( p.ex., concentramo-nos na nossa respiração antes de atender o telefone) e nos permite viver mais completamente  as coisas ( p.ex., estarmos presentes e concentrados no momento, quando estamos interagindo com alguém, em vez de ficarmos imaginando o que esta pessoa esta pensando  ou nos preocupando com o que virá a seguir).

Habilidades de Mindfulness:

Esses aspectos de mindfulness exigem prática e aperfeiçoamento. Todos nós podemos continuar prestando atenção a esses elementos e desenvolvê-los melhor ao longo da nossa vida. Tenha-os em mente ao aperfeiçoar a sua prática e observe como eles surgem, desaparecem e voltam.

 

 

Atenção

  • Aprender a focar a nossa atenção, em vez de dirigi-la para vários lugares ao mesmo tempo.

  • Estar ciente de pensamentos, emoções e sensações corporais, assim como imagens, sons, cheiros e gostos.

 

 

Não julgamento

  • Desenvolver um senso de compaixão em relação a própria experiência interna.

  • Estar ciente dos julgamentos constantes que fazemos de nossas experiências.

  • Estar ciente das experiências sem rotulá-las como "boas" ou "más".

 

 

Permanecer no momento presente

  • Estar no aqui e no agora, em vez de focar no passado ou no futuro.

  • Praticar a paciência no momento presente, em vez de se apressar para o que quer que esteja por vir.

  • Participar das experiências conforme elas acontecem.

 

 

Mente de principiante

  • Estar na realidade como ela é,  em vez de deixar que o que "sabemos" seja a realidade e obscureça a nossa experiência.

  • Abrir-se para as novas possibilidades.

 

 

 

ROEMER, L.;ORSILLO, S.M. A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Porto Alegre: Artmed, 2010.  262 p.

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